Translate

BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE

REPRESA BILLINGS LOGO MEIO AMBIENTE 05

PRODUZINDO RIQUEZA

domingo, 7 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA REPRESA BILLINGS NA CIDADE DE SÃO PAULO

A curiosa história do Engenheiro Billings, o homem que fez os rios correrem ao contrário, e mudou para sempre a cidade de São Paulo. 

No caminho entre o litoral paulista e a cidade de São Paulo, uma série de tubulações que se erguem pelo gigantesco  paredão rochoso da Serra do Mar chamam a atenção.

São as tubulações externas da "Usina de Cubatão" (Usina Henry Borden), uma das mais excepcionais obras da engenharia brasileira, fruto da criatividade e excelência técnica de um engenheiro que poderia ser classificado como um dos mais brilhantes que já passaram por nossas terras: Asa White Kenney Billings. Porém, conhecendo um pouco melhor a história desta octogenária obra prima, você perceberá que as tubulações que desafiam a serra do mar são meros coadjuvantes nesta história...

                             
Asa White Kenney Billings, um norte americano de Omaha, nascido em 8 de fevereiro de 1876, chegou ao Brasil em fevereiro de 1922 como engenheiro da Light, a empresa canadense responsável pelo fornecimento de energia elétrica da cidade de São Paulo, pensando em ficar alguns poucos meses. 


Naquela época, o rápido crescimento da cidade, que começava a dar sinais de industrialização, já apontava um aumento significativo da demanda por energia elétrica.


Obsecado pela ideia de criar uma maneira de gerar energia de forma eficiente, aproveitando a geografia da cidade, teve uma ideia: Por quê não usar a queda abrupta de mais de 700 metros do planalto paulista para gerar energia elétrica. 


A ideia era genial, mas ainda existia um enorme problema: a topografia da cidade fazia com que os rios que nasciam próximos à Serra do Mar, como o Tietê e o Pinheiros, corressem em direção ao centro do estado, e não para o litoral. 


O que tinha sido uma enorme vantagem para os Bandeirantes, que usaram os rios para explorar os rincões do Brasil, tornava-se um empecilho para as ideias de BillingsMas a perseverança e criatividade do engenheiro americano não tinham limites, e novamente ele teve uma ideia que a princípio mostrava-se absurda: 

Se os rios não correm para a Serra do Mar, por que não reverter seu curso através de estações elevatórias, formando um reservatório que permita a geração de energia. 


Os estudos mostraram que a reversão de toda a bacia do Tietê não seria factível, mas aplicar a ideia de Billings até a confluência entre os Rios Pinheiros e Tietê seria possível. Desta forma, o Rio Pinheiros seria transformado em um canal desde sua foz até a estação de bombeamento da Traição, que elevaria as águas em cerca de 5 metros, conduzindo-as até a base de uma represa que seria construída nos arredores de Santo Amaro, de onde seriam bombeadas até o Reservatório do Rio Grande, a ser formado por esta barragem. As águas seriam conduzidas às turbinas através de tubulações que desceriam a Serra. 


O maciço da Serra do Mar, que tantos obstáculos havia criado para a colonização do planalto, seria finalmente utilizado a favor dos paulistas. 


À época, o Rio Pinheiros tinha um trajeto sinuoso, formando uma grande várzea inundável, cujos habitantes sofriam com frequentes inundações. 


O plano de Billings ainda teria a tarefa adicional de aumentar a eficiência do canal que levaria as águas para o reservatório retificando o curso do rio, que traria um efeito colateral interessante: acabar com as enchentes da região.


Em 1927 tiveram início as obras da Usina Hidrelétrica de Cubatão, a barragem do Rio Grande (que depois foi expandida e ganhou o nome de Represa Billings) e o deslocamento da antiga Estrada Rio-São Paulo, que passava exatamente por uma área que seria submersa.


Depois de problemas de atrasos nas obras durante o período iniciado a partir da Revolução de 32, a retificação do canal do Rio Pinheiros e as estações elevatórias em seu percurso foram concluídas em 1944, acabando com as grandes inundações que ocorriam em suas margens durante séculos (depois, com a impermeabilização do solo, as inundações voltaram, mas esta é outra história...)

Com o sistema em pleno funcionamento, a Usina de Cubatão mostrou-se um sucesso acima das expectativas, pois sua queda de 720 metros e o uso das turbinas Pelton, otimizadas para uso com pouco volume de água, mas com alta queda, tornaram-na uma das mais eficientes do mundo. 


O reconhecimento mundial do trabalho de Billings veio em 1936, quando a "Institution of Civil Engineers" de Londres convidou-o a apresentar um relatório sobre o trabalho feito no Brasil, especialmente em São Paulo. 


O documento "Water-Power in Brazil" tornou-se um clássico no assunto, com leitura recomendada nas Escolas de engenharia de todo o mundo. Seu nome é uma constante na lista dos maiores engenheiros do séc.  XXI.
 

Durante o período em que Billings esteve no Brasil, entre 1922 e 1949, a geração de energia em São Paulo aumentou de 90 mil quilowatts para mais de 500 mil quilowatts.


Depois da aposentadoria de Billings, foi construída outra obra fantástica, uma segunda usina subterrânea ao lado da Usina de Cubatão, totalmente escavada na rocha, com os mesmos 720 metros de queda e turbinas Pelton, aumentando a capacidade de geração de energia para 800 quilowatts.


Além da geração de energia, a Represa Billings tornou-se um dos principais mananciais da região metropolitana de São Paulo. Infelizmente, na década de 80, a poluição das águas do Pinheiros estava tornando as águas da Represa Billings impraticáveis para consumo humano, e o bombeamento foi interrompido. Com isto, hoje a Usina de Cubatão continua na ativa, mas opera com apenas 1/4 de sua capacidade.

Billings faleceu em sua residência na cidade californiana de La Jolla, em 3 de Novembro de 1949, poucos meses depois de ter se aposentado, deixando aquela que foi sua verdadeira pátria, por quem trabalhou incansavelmente.


Da próxima vez que estiver dirigindo pela Marginal Pinheiros, apreciando as margens agora um pouco mais limpas da Billings, fazendo compras nos Shoppings paulistas na região do Brooklin, ou melhor, ao acender uma lâmpada ou beber um copo de água, lembre-se que foi um perseverante e criativo engenheiro americano o responsável por algumas das mais importantes intervenções já realizadas na maior metrópole sulamericana.

A represa Billings é um dos maiores e mais importantes  reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar

Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda ecórrego Alvarenga.


A represa foi idealizada nas décadas de 1930 e 1940 pelo engenheiro Billings, um dos empregados da extinta  concessionária de energia elétrica Light, daí o nome. 

Inicialmente, a represa tinha o objetivo de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.


Em função do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo ter ocorrido sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 1950 a 1970, a represa Billings possui grandes trechos poluídos com esgotos domésticos, industriais e metais pesados. Apenas os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela Sabesp.

A pesca amadora é muito praticada, devido às espécies de peixes encontradas, como tilápias,  lambaris,  carpas húngaras e traíras, entre outras.









TURBINA PELTON UTILIZADA PELO PERÍODO


Sistema Rio Grande / Billings

O sistema é composto de toda a Represa Billings, com  seu corpo central e o braço do Rio Grande.


História

Por volta de 1910, o engenheiro Walter Charnley escolheu na Serra do Mar as escarpas de 640 m do  Itapanhaú, que deságua em Bertioga, como local de um grande projeto de geração de energia. 


Em 1923, o engenheiro americano Asa White Kenney Billingspreferiu que fosse represado o Rio Grande ou Jurubatuba e desviar as águas através de um canal chamado Summit Control para o Córrego das Pedras, com curso serra abaixo. Em 1925, a Light iniciou a construção do dique do Rio das Pedras e, em 1937, do Rio Grande


O projeto foi ampliado e em 1949, foi planejado o novo reservatório(rebatizado de Billings) que receberia todas as águas do Alto Tietê. No início dos anos de 1980, foi construído uma barragem que separa o braço do Rio Grande do corpo principal do reservatório. Desde o ano de 2000, há uma nova captação em um dos braços mais ao sul, denominado Taquacetuba.

  USINA HENRY BORDEN

Quando começou a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos fizeram um grande esforço diplomático para que os países latino-americanos se alinhassem com eles e não com a Alemanha e a Itália. Produziram então diversos filmes apresentando o Brasil moderno, como este de 1944, do Office of Inter-American Affairs, através do Office of Education, Federal Security Agency, para uso com propósitos educacionais dentro dos EUA: "São Paulo: a cidade que cresce mais rápido no mundo". Tratando da energia hidrelétrica necessária para mover as indústrias paulistas, o dcumentário de 15 minutos explica como os rios que cortam a capital tiveram seu curso invertido para a represa Billings e sua queda pelas escarpas da Serra do Mar, movendo a(s) usina(s) Henry Borden:  

Billings: principais ameaças


A região vem sofrendo ao longo dos últimos anos as conseqüências de um processo acelerado de ocupação irregular. Estas invasões, apesar de identificadas pelo poder público, não têm sido eficientemente contidas, gerando uma sensação de  impunidade que, por sua vez, estimula a ocorrência de novas agressões.






  • A principal tendência identificada no território da Bacia Hidrográfica da Billings, no período de 1989 a 1999, foi a substituição da cobertura florestal nativa (Mata Atlântica) por áreas ocupadas por atividades humanas, principalmente aquelas ligadas a usos urbanos.

  • Em 10 anos (1989-99) o manancial perdeu 6,6% de sua cobertura vegetal.

  • Estima-se que, entre 1989 e 1999, a Billings tenha sofrido crescimento urbano da ordem de 31,7%.

  • Mais de 45% da ocupação urbana registrada nos seis municípios da bacia se deu em áreas com sérias ou severas restrições ao assentamento. São encostas íngremes, regiões de aluvião ou de várzea que exigem cuidados especiais para implantação de qualquer tipo de ocupação urbana.

  • As taxas de ocupação urbana já são preocupantes, pois passaram de 11,8% do total da bacia em 1989, para 14,6% em 1999.

  • Entre 1991 e 2000, a população aumentou em 329 mil pessoas (crescimento de 62%).

  • A qualidade da água na represa Billings encontra-se bastante comprometida. Além da poluição proveniente do bombeamento do Tietê/Pinheiros, alguns braços apresentam situação crítica de eutrofização devido à grande quantidade de esgoto provenientes da ocupação em suas sub-bacias formadoras.

  • Na Bacia Hidrográfica da Billings, a construção do trecho Sul do Rodoanel afetará 49 sub-bacias, que representam 24,7% da área total de drenagem deste importante manancial. Destas, 29 sub-bacias serão cortadas pelo Rodoanel e, portanto, sofrerão impactos diretos e 20 sub-bacias, localizadas no entorno das diretamente afetadas, sofrerão impactos indiretos.

  • Os eixos de expansão urbana constituídos pelos atuais acessos a regiões ainda pouco ocupadas, e que terão seus efeitos intensificados com a construção do trecho sul do Rodoanel na região, estão levando a uma aceleração da urbanização da bacia, com o conseqüente risco de comprometimento em definitivo deste manancial estratégico para a Região Metropolitana de São Paulo.


RIO DAS PEDRAS LIMITE SERRA DO MAR




ENTRADA DA USINA SUBTERRÂNEA VISTA EXTERNA

USINA SUBTERRÂNEA VISTA INTERNA 

Billings: números

  • Área da Bacia Hidrográfica da Billings: 58.280 hectares (582 Km²)
  • Área da represa: 10.800 hectares (18% da área da bacia)
  • Municípios parcialmente inseridos na área da bacia: cinco (Diadema, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo)
  • Municípios totalmente inseridos na área da bacia: 1 (Rio Grande da Serra)
  • População abastecida pela represa (Braço do Rio Grande): 1,6 milhões
  • População residente na bacia: 860 mil pessoas
  • Área ocupada por atividades humanas: 27% da bacia
  • Área urbana: 20% da bacia
  • Área com vegetação natural: 54% da bacia
  • Volume de água produzido: 4,8 mil litros por segundo

REPRESA BILLINGS


Represa Billings

A Represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. Seu espelho d´água possui 10.814,20 hectares, correspondendo a 18% da área total de sua bacia hidrográfica, que ocupa um território de 58.280,32 ha. (582,8 km²), localizado na porção sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, fazendo limite, a oeste, com a Bacia Hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a Serra do Mar. Sua área de drenagem abrange integralmente o município de Rio Grande da Serra e parcialmente os municípios de Diadema, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.

De acordo com o Diagnóstico Socioambiental publicado pelo ISA em 2000, a Bacia Hidrográfica da Billings apresenta um quadro preocupante. Apesar de ser protegida pela Lei de Proteção dos Mananciais desde a década de 70, a região vem sofrendo ao longo dos últimos anos as conseqüências de um processo acelerado de ocupação irregular. Estas invasões, apesar de identificadas pelo poder público, não têm sido eficientemente contidas, gerando uma sensação de impunidade que, por sua vez, estimula a ocorrência de novas agressões.
A principal tendência identificada no território da Bacia Hidrográfica da Billings, no período de 1989 a 1999, foi a substituição da cobertura florestal nativa (Mata Atlântica), fundamental para a produção de água em quantidade e qualidade adequadas ao abastecimento público, por áreas ocupadas por atividades humanas, principalmente aquelas ligadas a usos urbanos. Este processo tem ocorrido através do surgimento de novas ocupações, consolidação da ocupação existente e transformação de áreas rurais em áreas urbanas.
No período analisado, o manancial perdeu 6,6% de sua cobertura vegetal. Em 1989, a área de cobertura florestal, composta de matas nativas (Mata Atlântica) e plantadas, respondia por 56,1% da Bacia; em 1999 recuou para 53,6%. 
A Mata Atlântica densa primária e secundária nos estágios médio e avançado de regeneração é o tipo de cobertura vegetal que mais foi atingida pelo desmatamento, perdendo aproximadamente 2.000 hectares no período.

Estima-se que, entre 1989 e 1999, a Billings tenha sofrido crescimento urbano da ordem de 31,7%. Mais de 45% da ocupação urbana registrada nos seis municípios paulistanos da bacia se deu em áreas com sérias ou severas restrições ao assentamento. São encostas íngremes, regiões de aluvião ou de várzea que exigem cuidados especiais para implantação de qualquer tipo de ocupação urbana. 
Apenas 11,8% da mancha urbana se deu em áreas consideradas favoráveis. Estes números demonstram que além de extremamente acelerada, esta ocupação vem ocorrendo sem nenhum planejamento.

Além destes aspectos, o fato das áreas urbanas não consolidadas terem apresentado uma porcentagem de crescimento significativamente superior ao das áreas urbanas consolidadas, respectivamente 47,9% e 27,3% no período, indica que o processo de urbanização está em expansão na bacia. Sendo assim, o problema tende a se agravar caso não sejam adotadas medidas urgentes para reverter esta tendência.

O estudo mostra, ainda, que as taxas de ocupação urbana já são preocupantes, pois passaram de 11,8% do total da bacia em 1989, para 14,6% em 1999. As construções não autorizadas figuram no topo das ocorrências irregulares, respondendo por 41% dos 988 registros efetuados no período de 1989 a 1999. Em segundo lugar aparecem os movimentos de terra, tais como abertura de estradas e terraplanagem com 26%, numa listagem composta de oito tipos de ocorrências.

Em 2000, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a população residente na região é de 863 mil, distribuídos nos seis municípios nela inseridos, principalmente em São Paulo e São Bernardo. No mesmo ano, a população residente em favelas é estimada em 161 mil (ou 19% do total). Entre 1991 a 2000, a população aumentou em 329 mil, um acréscimo de 62% e o crescimento da população favelada foi de 86 mil (acréscimo de 115%), que corresponde a 26% do crescimento na Bacia.

A partir dos levantamentos realizados junto aos órgãos governamentais, foram identificados 90 processos de mineração cadastrados dentro da área da Bacia Hidrográfica da Billings. Embora apenas sete estejam licenciados, abrangendo uma área total de 2.079,01ha, outros 13.076,38 ha estão sendo requeridos para pesquisa. Sendo assim, caso todos os processos atualmente em tramitação cheguem à etapa de concessão de lavra ou regime de licenciamento, a Bacia Hidrográfica da Billings terá 26,16% de sua área sob algum tipo de exploração mineral.

Outro aspecto que contribui para agravar o quadro é que a qualidade da água na represa Billings encontra-se bastante comprometida. Além da poluição proveniente do bombeamento do Tietê/Pinheiros, alguns braços apresentam situação crítica de eutrofização devido à grande quantidade de esgoto provenientes da ocupação em suas sub-bacias formadoras.

Finalmente, é importante destacar que os eixos de expansão urbana constituídos pelos atuais acessos a regiões ainda pouco ocupadas, que terão seus efeitos intensificados com a construção do trecho sul do Rodoanel na região, estão levando a uma aceleração da urbanização da bacia, com o conseqüente risco de comprometimento em definitivo deste manancial estratégico para a Região Metropolitana de São Paulo.

Mananciais de São Paulo (fonte:Sabesp)

Na Região Metropolitana de São Paulo, o sistema de abastecimento é integrado: 8 complexos são responsáveis pela produção de 67 mil litros de água por segundo, para atender 33 municípios atendidos pela Sabesp e outros 6 que compram água por atacado (Santo André, São Caetano do Sul, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Diadema e Mauá).

Saiba quais são os sistemas Alto Cotia – A água vem da represa Pedro Beicht, formada pelos rios Capivari e Cotia do Peixe. A captação é feita na represa da Graça e transportada para a Estação de Tratamento Morro Grande. A produção de 1.000 litros de água por segundo abastece cerca de 400 mil habitantes dos municípios de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande.
Baixo Cotia – A fonte de abastecimento é a Barragem do Rio Cotia. A produção de 900 litros por segundos é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 460 mil moradores de áreas da Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, como Barueri, Jandira e Itapevi.
Alto Tietê – O sistema é formado pelos rios Tietê, Claro, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí, Grande, Doce, Taiaçupeba-Mirim, Taiaçupeba-Açu e Balainho. O tratamento é realizado na Estação Taiaçupeba e atinge 10 mil litros por segundo, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 3,1 milhões de pessoas da Zona Leste da capital e dos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mauá, Mogi das Cruzes, parte de Santo André e dois bairros de Guarulhos (Pimentas e Bonsucesso).

Cantareira – É o maior da Região Metropolitana de São Paulo. Na Estação do Guaraú são tratados 33 mil litros de água por segundo, que atendem às necessidades de 8,1 milhões de pessoas das Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. O sistema é formado pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro)
.
Guarapiranga – É o segundo maior sistema de água da Região Metropolitana, localizado nas proximidades da Serra do Mar. Sua água é proveniente da represa Guarapiranga (formada pelos rios Embu-Mirim, Embu-Guaçu, Santa Rita, Vermelho, Ribeirão Itaim, Capivari e Parelheiros) e da Represa Billings (Rio Taquacetuba). Produz 14 mil litros de água por segundo e abastece 3,8 milhões de pessoas das Zonas Sul e Sudoeste da Capital.

Ribeirão da Estiva – Capta água do Rio Ribeirão da Estiva e produz 100 litros de água por segundo. Abastece 40 mil pessoas dos municípios de Rio Grande da Serra. O sistema foi escolhido para receber e colocar em prática as novas tecnologias desenvolvidas pela Sabesp ou por parcerias com universidades e centros de pesquisa. O objetivo é torná-lo um centro de referência tecnológica em automação, em todas as fases de produção de água.

Rio Claro – Localizado a 70 km da Capital, produz 4 mil litros por segundo. A água vem do rio Ribeirão do Campo e é tratada na Estação Casa Grande. Abastece 1,2 milhão de pessoas do bairro de Sapopemba, na Capital, e parte dos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André. O sistema foi construído na década de 30, e foi ampliado na década de 70.
Rio Grande – É um braço da Represa Billings. Produz 4,8 mil litros de água por segundo e abastece 1,6 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo do Campo e parte de Santo André.
Fonte: site Sabesp

Mananciais de São Paulo

As áreas de mananciais da RMSP – que são responsáveis pela produção de água para abastecimento de toda a população, além da manutenção de atividades econômicas – ocupam 52% do seu território, englobam total ou parcialmente 25 dos 39 municípios que compõem a região.
A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) já apresenta sérios problemas para garantir água em quantidade e qualidade adequada para seus 20 milhões de habitantes. A má gestão desse recurso resulta na destruição de importantes fontes de água, em altas taxas de desperdício e na destruição de seus mananciais pela expansão urbana.

A baixa disponibilidade hídrica da região – localizada próxima às cabeceiras do Rio Tietê – foi acentuada ao longo de sua história em função da poluição e da destruição de seus mananciais, entre eles os rios Tietê, Pinheiros, Ipiranga, Anhangabaú e Tamanduateí. Hoje a região é obrigada a importar água e a investir em sistemas de tratamento avançado para transformar água de péssima qualidade em água potável.

Para dar conta do abastecimento atual de sua população, são necessários oito sistemas produtores de água, que produzem aproximadamente 68 mil litros de água por segundo (ou 5,8 bilhões de litros de água por dia), uma quantidade de água suficiente para encher 2.250 piscinas olímpicas por dia.
A RMSP importa mais da metade da água que consome da Bacia do Rio Piracicaba, através do Sistema Cantareira – que está a mais de 70 Km do centro de São Paulo e conta com seis represas interligadas por túneis. 
O restante da água é produzida pelos mananciais que ainda restam na região – em especial Billings, Guarapiranga e cabeceiras do Rio Tietê – e que sofrem intenso processo de ocupação, a despeito da Lei de Proteção aos Mananciais estar em vigor desde 1975.

A quantidade de água produzida para abastecimento está muito próxima da disponibilidade hídrica dos mananciais existentes. Essa pequena folga coloca a região em uma situação frágil, onde um período de estiagem mais prolongado pode resultar em racionamento de água para grande parte da população. 

E, em pouco tempo, a região precisará de mais água. Porém, novas fontes de água dependem de construção de represas, que demandam áreas para serem alagadas, tempo e recursos financeiros que são pouco acessíveis atualmente, o que reforça a necessidade de preservação e uso adequado dos mananciais existentes.

o que são mananciais?

Mananciais de água são as fontes, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem as porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d’água, desde as nascentes até os rios e represas.

10 comentários:

  1. pois o brasil é o país mais rico do universo mas em todos os sentidos-que se possa e ou não imaginar-etc-possui água potável-superfície-subsolo-á vontade-clima ótima-tudo que planta dá-e o mais rico em matérias primas primárias originais riquezas recursos naturais e não possui desertos secos-gélidos-e os tais desastres naturais que tem é por omissão e ou por causa do homem-como a to tal-falta de água-eou-inundação-total-em vários estados brasileiros e os tais-desabamentos-etc-é tudo por falta-de-precaução-previdentemente-sabiamente-antecipadamente-etc-aonde qualquer um sem noção percebe que ali menos dia mais dia poderá futuramente acontecer algum tipo de desastre natural e ou algo mas como a total falta de água-energia-elétrica-eou-inundação-etc
    =
    mas tudo no brasil sempre aconteceu e ainda acontece mas é tudo por falta de prevenção e ou por omissão das nossas-máximas autoridades-locais-mas-em referencia ás suas-nascentes-rios-e seus -braços-afluentes-lagoas-represas-mangues-ma nanciais-córregos-construções-em-lugares-inapropriados-etc-sujando-poluindo-destruindo-tudo-ali-etc-e assim tudo e todos localmente pagaram pagam e pagarão as consequências-como por exemplo as tais construções feitas lá perto da fábrica gerdau em mogidascruzes-sp-mas tudo dentro de uma área preservada-mananciais-mangues-braços-afluentes-do-rio-tiete-sp-etc-aonde tudo e todos mais tarde pagarão as consequências como já estão pagando na grande são paulo sp região alto tiete sp por falta d’água-etc
    =
    e hoje não podem usufruir da água-da-imensa-gigantesca-represa-billings-etc-pois a mesma está totalmente-poluída-contaminada-suja-etc-pois todos os antigos atuais políticos como gestores ad ministradores públicos não se preocupam com o futuro só pensam nos seus próprios bolsos-umbigos-e são imediatistas-então fizeram de algumas represas grande depósitos de-lixos-poluindo-os to talmente=e por os políticos serem imediatistas-e só pensarem nos seus próprios bolsos-umbigos então é-
    =
    aonde pode acontecer futuros desastres naturais e ou faltar-água-eou-energia-elétrica-eou-inundações-e ou fazer com que mais tarde acabam com os rios-mangues-mananciais-locais-etc-pois a diferença principal entre nações-primeiromundo e os dos quintos terceirosmundos-está nas suas tais e tais internas=lideranças elites parlamentares líderes religiosos sociedades secretas instituiçõ es entidades conselhos orgãos sindicatos etc mas de cada nação país pá tria de serem á favor e ou contra os seus internos e particulares cidadões dos seus próprios países-etc-esta é a principal dife rença-entre as máximas das máximas lideranças elites parlamentares lí deres religiosos sociedades secretas instituições órgãos conselhos entidades sindicatos e como do povo do primeiro mundo mas em comparação com os dos-quintos-terceiros-mundos-etc-pois ape sar das suas infinitas riquezas nada ou quase nada ainda beneficiou mas=1000%=todo os brasileiros sem exceção
    =
    pois os políticos dos primeirisssissimos mundos sempre foram e sempre estiveram e estão mas-1000%-á serviços dos seus eleitores votos cidadões internamente etc mas os políticos dos quintos ter ceiros mundos fazem dos seus internos cidadões eleitores votos obviamente depois de eleitos-votos-mas-de-simplesmente-de-escravos-subservientes-sub-raças-sub-seres-etc-e enquanto os próprios políticos dos quintos terceiros mundos se auto se colocaram num pedestal como seres de outras dimensões anjos deuses imperadores reis faraós principes-etc-seres acima do bem e ou do mal-etc-pois os políticos brasileiros américa latina áfrica fazem o que fazem mas com cada centavinho público aqui e ou lá no brasil mas em cada estado município distrito e ou como lá no exteriorrasil-cef

    ResponderExcluir
  2. pois os políticos dos primeirisssissimos mundos sempre foram e sempre estiveram e estão mas-1000%-á serviços dos seus eleitores votos cidadões internamente etc mas os políticos dos quintos ter ceiros mundos fazem dos seus internos cidadões eleitores votos obviamente depois de eleitos-votos-mas-de-simplesmente-de-escravos-subservientes-sub-raças-sub-seres-etc-e enquanto os próprios políticos dos quintos terceiros mundos se auto se colocaram num pedestal como seres de outras dimensões anjos deuses imperadores reis faraós principes-etc-seres acima do bem e ou do mal-etc-pois os políticos brasileiros américa latina áfrica fazem o que fazem mas com cada centavinho público aqui e ou lá no brasil mas em cada estado município distrito e ou como lá no exterior
    =
    mas-fazem o que fazem mas aonde nunca jamais deram eou dão nenhuma satisfação parecer á nada e á ninguém-atualizados segundos á segundos-etc-ao contrário dos políticos dos primeiros mundos-etc-os quais são-1000%-transparentes-atualizadissimos-etc-mas encima de cada centavinho público nos seus países e ou lá no exterior-etc-pois os políticos do primeiro segundo mundo tem plena consciência que todos os cidadões de qualquer parte do mundo é que são os verdadeiros e únicos donos mas de tudo que entra direta indiretamente lá nos trilhões anuais dos-impostome tros-tesouronacional-bndes-bancocentraldobrasil-bancodobrasil-cef
    =
    e como são os únicos e verdadeiros donos das tais-trilionárias anuais-riquezas-recursos-naturais-solo-subsolo-águas-oceanicos-como o do-pré-sal-nióbio-tantalo-brasileiro= ouros-diamantes-bau xitas-titanios-terras-raras-florestas-matas-águas-etc-pois os políticos são-gestores-administradores-de-tudo é público-isto é são funcionários públicos como os administradores gestores de empre sas fazendas e os únicos verdadeiros donos são os seus internos povo populações-etc-pois ser político é uma excepcional-investimento-á-longo-prazo-pois a maioria entram na política mas sem ú ma única cueca furada e podre mas em pouco tempo se tornarem-milionários-bilionários-e ou ficarem numa boa-mas-óbviamente nada em seus nomes tudo em nome de laranjas familiares paren tes a migas amantes cargos de confiança-etc-aqui investindo em vários imóveis negócios e ou lá no exterior-paraísos-fiscais-etc

    ResponderExcluir
  3. NOS ANOS 50 NAVEGAVA NA BILLINGS UM BARCO ESPECIE DE VAPORZINHO, FAZIA MANUTENÇÃO ACREDITO NAS BARRAGENS ONDE ESTÁ A FOTO DELE?

    ResponderExcluir
  4. A área de mananciais tem que ser protegida custe o que custar doa a quem doer, o ser humano não vive sem água !!!

    ResponderExcluir
  5. A REPRESA E USINA BILLINGS É A 8ª MARAVILHA DO MUNDO: 1ª DO MUNDO MODERNO EM TERMOS DE ENGENHARIA HIDRELÉTRICA.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei maravilhado com essa contrução... gostei demais dessa história..passo ali todos os dias e fico sempre olhando tudinho aquilo...e fico imaginando se o homem preservasse tudo isso seria muito mais benéfico para todos nós.. parabéns pela reportagem..

    ResponderExcluir
  7. Best online casino in India and abroad - Ambien Hoppe's
    You should know that the best online casinos in the world are dedicated to giving players an enjoyable experience. If you're looking for 온라인 카지노 사이트 a

    ResponderExcluir
  8. Amei essa história, muito interessante, todos deveriam ler sobre o assunto

    ResponderExcluir
  9. MGM Resorts International opens new hotel room rooms at - Dr.MCD
    MGM Resorts 천안 출장마사지 International opened its new hotel room room room room 대구광역 출장마사지 rooms on May 속초 출장샵 29, 2021. The rooms have been renovated, the 양주 출장샵 casino 나주 출장마사지 and the

    ResponderExcluir